Madeira para ambiente externo: como escolher a melhor opção

selo madeira legal Madefort
15 de dezembro de 2021

Madeira para ambiente externo: como escolher a melhor opção

Decorar e escolher móveis para o ambiente externo não é das tarefas mais fáceis. É preciso pensar em peças que ao mesmo tempo que combinem com o espaço também sejam duráveis e resistam bem às agressões externas como sol em excesso, chuva, umidade, entre outros. Madeira é uma boa opção para espaços como jardins, varandas, churrasqueiras, decks, entre outros. Mas, para isso, é preciso que você escolha o tipo de madeira certo. Para te ajudar nessa decisão, reunimos aqui algumas informações que podem ser bastante úteis. 

Ambiente externo: pode usar madeira? 

Sim. A madeira vai muito bem nos ambientes externos. Por ser um material versátil a madeira combina muito bem com quase qualquer tipo de decoração e fica interessante em qualquer espaço. É possível usar madeira na beira da piscina, na varanda gourmet do apartamento, na churrasqueira, na construção do deck e onde mais você achar que deve. A grande questão é que para usar madeira no ambiente externo é preciso apostar no tipo de madeira correto. Na maioria das vezes o material vai precisar passar por um tratamento especial para não estragar em decorrência da chuva ou do sol excessivo. 

Como escolher a madeira correta? 

É preciso entender que quase qualquer tipo de madeira pode ser usado na área externa desde que ela passe pelo tratamento correto. Madeiras maciças geralmente são bastante usadas por serem muito resistentes e duráveis. Se a área externa é um espaço da casa que você pretende usar por muitos anos, apostar em uma madeira maciça de boa qualidade para móveis como mesas, por exemplo, pode ser uma boa opção.  

Para que a madeira maciça funcione na área externa ela precisa passar por um tratamento para que não desbote com o sol ou não estrague com a umidade ou com a chuva. Mas não é só a madeira maciça que pode ser usada em ambientes externos. Madeira de reflorestamento e até mesmo MDF também funcionam bem em ambientes externos, desde que também passem pelo tratamento correto.  

Uma ótima opção para usar madeira na área externa da sua casa é a madeira tipo deck. Esse tipo de madeira já recebe todo o tratamento necessário para durar muito tempo mesmo com as agressões causadas pela umidade ou pelas altas temperaturas. A madeira tipo deck serve tanto para construções como para pequenas estruturas. É possível perfeitamente usar esse tipo de madeira para móveis ou estruturas que ficam à beira de uma piscina, por exemplo.  

Conte com a ajuda de uma madeireira: 

Na hora de escolher a madeira correta para a sua área externa, a melhor opção é contar com a ajuda de quem entende do assunto. Visitar uma madeireira que seja referência em boas madeiras é o melhor modo de se certificar que você não irá optar por um material que irá se desgastar muito rapidamente com o tempo. Boas madeireiras sabem quais tratamentos devem ser feitos para que as madeiras durem e quais madeiras são as melhores escolhas. 

Se você é de Londrina ou região, a Madefort é a melhor escolha para os seus projetos em madeira. Somos referência em madeira e trabalhamos apenas com madeira certificada e de boa procedência. Quer saber mais? Visite nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho! 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest